quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Seminário Interno do IdA-UnB
Festival Internacional de Teatro Feito por Mulheres
Solos Férteis – Festival Internacional de Teatro Feito por Mulheres, tem início nesta quarta (17 de novembro) no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.
Espetáculos e oficinas privilegiam as mulheres criadoras no Brasil e no exterior. Muitos espetáculos são inéditos e predominam os monólogos e performances solo.
Luciana Martuchelli é a curadora e a responsável pela direção geral do evento que promete revolucionar a crescente cena teatral da cidade. Umas das convidadas, a atriz Julia Varley, participa do The Magdalena Project, (O Projeto Magdalena), da qual o Festival Solos Férteis agora faz parte. Trata-se de uma rede internacional de mulheres que trabalham com a linguagem teatral. Criado em 1986 pela atriz Jill Greenhalgh, natural do País de Gales, o projeto integra mulheres em torno do debate e do apoio a crescente produção teatral advinda de mulheres em todo o planeta.
O engajamento entre arte e sociedade é demonstrado no projeto, onde o apoio mútuo é o mote para a criação individual e coletiva em um mundo cada vez mais dominado pelas mulheres, vide o que aconteceu na última eleição no Brasil.
Esta rede cresce em passos largos e atualmente abrange mais de 50 países, como Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Noruega, Nova Zelândia, País de Gales, entre outros. O Brasil não poderia ficar de fora e é o mais novo integrante do grupo que não para de crescer.
Um destaque na programação fica por conta de Júlia Varley e Ana Woolf, integrantes do grupo italiano Odin Teatret, dirigido pelo indispensável Eugenio Barba na Dinamarca. A dupla apresentará demonstrações de trabalho, espetáculos-solos e oficinas que gerarão espetáculos novos, criados pelos oficineiros.
Confira todas as informações e a programação no blog e agende-se para este evento imperdível!
CURTO CIRCUITO NO ANDAIME.
A Andaime Companhia de Teatro está com inscrições abertas para oficinas de dramaturgia aberta, iniciação a performance, jogos teatrais, percussão e voz, vivência da comicidade, iluminação e produção cultural.
As oficinas integram o projeto CURTO CIRCUITO NO ANDAIME contemplado pelo FAC 2010 e tem como objetivo fomentar e proporcionar o intercambio do processo de trabalho da Cia. A ANDAIME tem o interesse de dividir a sua pesquisa compartilhando o processo prático desenvolvido para a criação dos seus trabalhos e assim, incentivar a discussão, a apreciação e a pesquisa nas diferentes formas dentro das artes cênicas.
As oficinas são gratuitas e serão ministradas no mês de novembro de 2010 pelos artistas da Companhia, a maioria oriundos da Universidade de Brasília, que se destacam pela sua diversidade de pesquisa no fazer teatral, o que implica em cada oficina ter um foco diferente.
Para se inscrever é preciso ter disponibilidade, ser maior de 16 anos e já ter tido algum contato com o fazer teatral. Podem participar estudantes, professores de teatro e demais interessados. As vagas são limitadas.
Para efetuar sua inscrição, envie seus dados especificando qual oficina deseja participar para: curtocircuito@
SERVIÇO CURTO CIRCUITO NO ANDAIME:
Nome das oficinas: DRAMATURGIA ABERTA,
ILUMINAÇÃO,
INICIAÇÃO À PERFORMANCE,
JOGOS TEATRAIS,
PERCUSSÃO E VOZ,
PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS,
VIVÊNCIA DA COMICIDADE. DÊ O SEU RIDÍCULO,
Datas: de 17 de novembro a 01 de dezembro DE 2010.
Local: SEDE do Teatro do Concreto
SDS, Bloco R, Loja 20, térreo
Edifício Venâncio V, Conic - Asa Sul
Telefone de contato: (61) 9964-8825
Confira no site da Companhia todas as informações sobre as oficinas, datas e descrição.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Festival de Teatro na Escola
Projeto realizado pela Fundação Athos Bulcão chega à décima edição e se consolida como o maior projeto em educação teatral e formação de plateia do DF.
A Fundação Athos Bulcão realiza, de
Com espetáculos vigorosos e irreverentes, os atores e professores revisitam obras da literatura dramática brasileira, reinventando a prática das artes cênicas nas escolas. Os textos escolhidos para o Festival abordam temas e histórias que misturam o real e o imaginário, remetendo as questões sociais e a proximidade com o cotidiano dos estudantes, sem perder o lado lúdico.
Apesar de contar com a participação de grupos criados em edições anteriores, grande parte dos estudantes que participam do Festival estão tendo contato com o teatro pela primeira vez e, consequentemente, a oportunidade de vivenciar as várias etapas do processo de criação e montagem de um espetáculo, como produção, iluminação, figurino e encenação. Para potencializar o aprendizado, os grupos estão sendo acompanhados, desde o mês de julho, por artistas da cidade já consagrados como: Adriana Lodi, José Regino, Bárbara Tavares, Alice Stefânea, Jonathan Andrade e Luciana Lara. Os artistas se uniram aos professores selecionados para acompanhar e contribuir com a produção dos espetáculos, são eles: Cléo Aguiar (CED 02 do Cruzeiro); Getúlio Cruz (CED 01 do Cruzeiro); Isabel Cavalcante (CEF 04 de Planaltina DF); Vanessa di Farias (CEM 01 de Sobradinho); Waléria Durand (CED Taquara – Planaltina DF); Adalto Serra (CEMTN – Taguatinga).
Os grupos contam com acompanhamento pedagógico e artístico da equipe da Fundação Athos Bulcão, formada por um coordenador geral e um pedagógico e seis artistas convidados, cada um responsável por um grupo, que atuam como consultores artísticos. Os educadores recebem ajuda de custo individual e o grupo recebe um auxílio montagem para administrar gastos de produção.
A décima edição do Festival de Teatro na Escola acontece de
Para mais informações, acesse o blog do Festival!
Coordenação geral: Ivone Oliveira (61) 8403-3042
Realização: Fundação Athos Bulcão.
Tele/fax: (61) 3322-7801
E-mail: fundathos@fundathos.org.br
Imprensa: Ionara Silva (61) 9815-2087
Patrocínio: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Apoio : Faculdade de Artes Dulcina de Moraes
Workshop de interpretação e coach para atores
Teatro e Circunstância, no SESC TV.
A apresentação da quinta temporada da série "Teatro e Circunstância - Paradigmas ", dirigida por Amilcar M. Claro e roteirizada por Sebastião Milaré, está programada para os seguintes dias e horários:
DIA 09 DE NOVEMBRO - TERÇA-FEIRA, 22 HORAS
DIA 10 DE NOVEMBRO - QUARTA-FEIRA, EM DOIS HORÁRIOS 2 HORAS E 16 HORAS
DIA 11 DE NOVEMBRO - QUINTA-FEIRA, 10 HORAS
DIA 13 DE NOVEMBRO - SÁBADO, 18 HORAS
DIA 14 DE NOVEMBRO - DOMINGO, EM TRÊS HORÁRIOS: 2 HORAS, 15 HORAS e 22 HORAS. CAPÍTULO: TBC e Teatro de Arena - Rastros da História
PARA SINTONIZAR O SESCTV:
Canal 3, da Sky
Canal 137, da NET Digital, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro
Em outras cidades consulte o site do SESC!
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
A ARTE SECRETA DO ATOR 2010 - ODIN TEATRET - BRASIL
De 10 a 15 de dezembro de 2010 – Brasília - DF
TERCEIRA EDIÇÃO - INSCRIÇÕES ABERTAS – VAGAS LIMITADAS
EUGENIO BARBA E JULIA VARLEY
MINISTRAM WORKSHOP EM REGIME DE IMERSÃO
“COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES”
PARA 18 ATORES E 6 DIRETORES
O diretor teatral Eugenio Barba e a atriz Julia Varley voltam a Brasília para ministrar novo workshop em regime de imersão, com base nos princípios e tradição do Odin Teatret. Esta é a terceira edição do projeto A ARTE SECRETA DO ATOR 2010 - BRASIL, idealizado pela diretora Luciana Martuchelli e o diretor do Odin Teatret e produzida pela TAO Filmes e pela Cia. Yinspiração Poéticas Contemporâneas.
A arte secreta do ator 2010 – Brasil é um treinamento de excelência destinado a atores e diretores BRASILEIROS E LATINOAMERICANOS que tenham experiência comprovada.
Além do workshop, o Projeto oferece palestra, demonstração de trabalho e lançamento de livros. O workshop COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES abordará os dois níveis de dramaturgia (orgânica e narrativa) e as ações físicas e vocais na relação entre a dramaturgia do diretor e do texto; do escritor e do ator. O conteúdo estende-se ainda à análise das diferenças entre movimento e ação; imobilidade estática e dinâmica, energia no espaço e energia no tempo; percepção do diretor e percepção do espectador.
Serão oferecidas apenas 18 vagas para atores (praticantes) e 06 vagas para diretores ou acadêmicos (observadores) previamente selecionados mediante currículo e carta de intenção. Todos ficarão hospedados, de 11 a 15 de dezembro de 2010, em uma pousada próxima a Brasília, reservada exclusivamente para o trabalho. As atividades serão desenvolvidas ao longo de oito horas diárias.
A cada edição o diretor trabalha temas e caminhos diferentes para a criação de dramaturgia teatral. Em 2008, trabalhou sobre a obra de Ibsen Casa de Bonecas e, em 2009, sobre o conto Suddenly in the depths of the forest (De repente, nas profundezas do bosque), de Amos OZ.
TEMA DESTA TERCEIRA EDIÇÃO – A FLOR DAS IDADES!
Os inscritos deverão escolher e decorar UM POEMA que aborde o tema A FLOR DAS IDADES (sobre ser jovem ou envelhecer) e elaborar UMA CENA a partir desse texto, contendo ações ou partituras físicas, vocais, música... A cena, que deverá ter no máximo 5 minutos, será apresentada como um "cartão de visita", uma demonstração do trabalho, no primeiro dia da oficina. Também será extremamente necessário ter decorada uma música da preferência do participante e um pequeno poema do poeta persa Omar Khayyam, que será entregue após a confirmação da inscrição. Esse material não sistematizado como teatro será o conteúdo de ref erência para o treinamento e para a construção de uma dramaturgia própria. Os diretores ou acadêmicos selecionados como observadores do processo de criação e direção de Barba, não necessitam decorar ou preparar material.
Um dos objetivos do projeto é que os artistas interessados em construir solos ou duos possam, a partir dessa proximidade com o diretor Eugenio Barba, reencontrá-lo para mostrar o andamento de suas criações, dramaturgias e idéias dos anos anteriores e obter novo treinamento e orientação. Assim como para diretores e acadêmicos que escrevem e pesquisam sobre o grupo, interessados em uma reciclagem e atualização sobre os fundamentos da Antropologia Teatral pelo ponto de vista do seu criador. Em 2008 e 2009, o treinamento contou com a presença de atores e encenadores do Maranhão, Paraíba, Santa Catarina, Ceará, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Distrito Federal e também da França. Essa é uma oportunidade pedagógica única que ultrapassa as fronteiras do Odin, uma vez que o mestre da Antropologia só dirige atores de sua companhia e ministra seminários teóricos sobre sua obra, pensamento e métodos de trabalho.
O workshop COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES, concentra-se sobre os dois níveis de dramaturgia - orgânica e narrativa - em relação à construção de cenas e de um espetáculo e abordará os seguintes temas:
1. Elaboração da dramaturgia do ator a nível orgânico ou dinâmico - as ações físicas e vocais.
2. Relação entre partitura orgânica/dinâmica e a estrutura narrativa
3. Relação entre a dramaturgia do diretor e do texto
4. Relação entre dramaturgia do diretor, do escritor e do ator
5. Técnicas cotidianas e extracotidianas
6. Diferença entre movimento e ação
7. Imobilidade estática e dinâmica
8. A energia no espaço e a energia no tempo
9. Técnica da montagem para diretores
10. A percepção do diretor e a percepção do espectador
HISTÓRICO
Em junho de 2008, o diretor Eugenio Barba esteve em Brasília com seu grupo, o Odin Teatret, para participar da Mostra Internacional de Teatro, realizada no CCBB. Na ocasião, assistiu a uma apresentação dos atores do Grupo Yinspiração Poéticas Contemporâneas, dirigido pela atriz, diretora e coach Luciana Martuchelli. Desse encontro, saiu o plano de organizar em Brasília um workshop de quatro dias, em regime de imersão, com atores e diretores. Em dezembro de 2008, o plano foi levado a cabo e realizamos a primeira edição do workshop “A ARTE SECRETA DO ATOR”. O evento contou com a participação de um grupo seleto de atores, diretores e professores de todo o Brasil que vieram a Brasília visa ndo reciclagem, apuro e uma aproximação diferenciada com as técnicas do Odin Teatret. Na edição inaugural, assim como na de 2009, Eugenio Barba e Julia Varley conduziram o treinamento “Como pensar através de ações”, durante quatro dias no Solar Guadalupe, uma chácara a 26 km de Brasília, preparada para encontros como este. Nas aberturas das edições, a atriz Julia Varley fez demonstrações de seus trabalhos (O Eco do Silêncio – O tapete Voador ), verdadeiras incursões pelos recursos da voz e do texto no teatro. As demonstrações sempre são seguidas de palestras do diretor Eugênio Barba. Em 2009, o autor de A Canoa de Papel - tratado de antropologia teatral lançou a nova edição em português do livro pelas editoras Teatro Caleidoscópio e Dulcina. O Teatro Caleidoscópio, do diretor teatral André Amaro é parceiro deste projeto desde o seu início.
Na abertura desta edição de 2010, dia 10 de dezembro, serão lançados dois novos livros de Eugenio Barba, "Queimar a Casa", pela editora Perspectiva, e "Teatro: Solidão, Ofício, Revolta" pelo Teatro Caleidoscópio & Editora Dulcina. A atriz Julia Varley apresentará a performance “Matando o tempo - 17 minutos na vida de Mr Peanut" e lançará seu livro "Pedras D'água".
A parceria do Odin Teatret com a TAO Filmes e a Cia. Yinspiração rendeu um convite às atrizes Luciana Martuchelli e Juliana Zancanaro para integrar a performance Ur-Hamlet do diretor em Wroclaw, na Polônia, a tradução dos Livros Pedras D’água, da atriz Julia Varley, e o encontro e festival internacional de teatro feito por mulheres "Solos Férteis", conectado ao projeto "The Magdalena Project", uma rede de mulheres no teatro, além dos documentários A arte secreta do ator e The network Magadalena, este último capturado durante o VÉRTICE Brasil em Florianópolis e o TRANSIT VI – Encontro e festival internacional de mulheres no teatro na Dinamarca, uma co-produção TAO Filmes e NOVA Filmes (em fase de pós- produção).
Sob a supervisão do Odin Teatret, a TAO Filmes hoje também retém os direitos de reprodução e revenda do material audiovisual dos espetáculos e demonstrações grupo do dinamarquês no Brasil.
A ARTE SECRETA DO ATOR 2010 - BRASIL - TERCEIRA EDIÇÃO
III WORKSHOP EXLUSIVO COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES EM REGIME DE IMERSÃO PARA ATORES E DIRETORES (INCRIÇÕES ABERTAS)
COM EUGENIO BARBA E JULIA VARLEY (ODIN TEATRET – DINAMARCA)
De 10 a 15 de dezembro de 2010 em Brasília – DF – Brasil
PROGRAMAÇÃO
Dia 10 dezembro, a partir das 19h - Palestra de abertura, lançamento de livros, performance com Eugenio Barba e Julia Varley (entrada franca)
De 11 a 14 de dezembro de 2010 workshop intensivo com Eugenio Barba e Julia Varley em sessão fechada para atores e diretores.
Dia 15 de dezembro de 2010, check out Solar Guadalupe e retorno a Brasília.
INSCRIÇÕES contato@aartesecretadoator.
Interessados devem enviar até 23 de novembro de 2010, breve currículo e carta de intenção contendo motivos e informando o que conhece da Obra do Odin Teatret. Caso tenha algum trabalho postado no youtube enviar o link também.
Enviar copia para filipe@taofilmes.com.br / juliana@taofilmes.com.br / luciana@taofilmes.com.br,
Inscrições até 23 de novembro de 2010
Investimento: R$ 1.900,00 à vista ou 2 x 980,00 (entrada no ato da inscrição e a outra parcela até 5 de novembro de 2010). Após confirmada a vaga, o participante deverá fazer o depósito da entrada ou valor total na conta enviada no e-mail de confirmação em até 48 horas. Somente após o depósito, a vaga será preenchida e a matrícula efetivada.
INCLUI - (Workshop intensivo com o diretor, certificado, hospedagem de 11 a 15 de dezembro em quarto duplo com pensão completa (café da manhã, almoço, lanche e jantar - comida natural e orgânica. O Solar ainda oferece estrutura de sala de treinamento coberta, Wi-fi, palco aberto no vale para treinos ao ar livre, mata nativa, piscina, fogueira, trilhas ecológicas, mirante ) Retorno dia 15 pela manhã após o café da manhã
Idealização e direção Luciana Martuchelli
Coordenação Juliana Zancanaro e Filipe Lima
Produção Luciana Moura e Rinaldo Coimbra
Realização - TAO Filmes - Bioscênic Art Group & Cia Yinpiração Poéticas Contemporâneas
Apoio – Teatro Caleidoscópio e Editora Dulcina
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Prêmio SESC do Teatro Candango - Edição 2010.
Limpeza do CACEN - Parte 2
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Limpeza do CACEN - Parte 1
Audição para elenco do baSiraH
baSiraH Produções convida
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
A Despedida
O projeto foi construído com base em larga pesquisa de Hanna Reitsch, Juana Miranda e Luciana Vasques e foi escrito pela mesma equipe, com acréscimo de Iuri Saraiva, que também assina a direção. A peça tem 60 minutos de duração.
SERVIÇO:
A partir de 21 de OUTUBRO até 7 de NOVEMBRO
De QUINTA a SÁBADO às 21h e DOMINGO às 20h
R$20 e R$10 (meia)
No ESPAÇO CENA, CLN 205 Bloco C
infos: 8428 9999
FICHA TÉCNICA:
Texto: Hanna Reitsch, Iuri Saraiva, Juana Miranda e Luciana Vasques
Idealização e Pesquisa: Hanna Reitsch, Juana Miranda e Luciana Vasques
Direção: Iuri Saraiva
Assistente de Direção: Rafael Lobo
Elenco: Breno Nina, Hanna Reitsch, Pedro Martins, Poliana Pieratti e Quizzik
Produção Executiva: Juana Miranda
Assistente de produção: Gisele Peixoto
Iluminação: Marcelo Augusto
Direção Musical e Offs: Marcelo Dal Col
Tema e Spots: Jorge Miguez
Músicos: João Campos e Jorge Miguez
Figurino: Nadine Diel
Assistente de Figurino: Maria Joana Daudt
Cenografia: Hugo Cabral
Design: Gráfico Quizzik
Fotos: Emília Silberstein
Visite o blog do espetáculo, levante a mão e assista!
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
A Cartomante
A a peça apresenta a história de um triângulo amoroso. Vilela reencontra seu amigo de infância, Camilo, e apresenta-lhe sua esposa, Rita. Paixão e traição fazem parte dessa trama, que tem uma cartomante como personagem-chave, selando o destino dos três.
A montagem é permeada pelo universo do pop e da cultura flamenca, em que os atores propõem um jogo cênico com o espectador. Nessa arena comandada por Machado de Assis, o mestre de cerimônia dessa trágica comédia.
SERVIÇO:
Sextas e Sabados as 21 horas e Domingos as 20 horas.
No Teatro GALPÃO, Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul (entrada pela W2).
R$20 E R$10 (meia)
FICHA TÉCNICA:
Texto: Machado de Assis
Dramaturgia e Adaptação:Fernanda Alpino, Iza Cavanellas, Kael Studart, Karine Ribeiro e Tiago Medeiros.
Direção: Fernando Carvalho.
Assistência de Direção: Elisa Carneiro.
Elenco: Fernanda Alpino, Iza Cavanellas, Kael Studart, Karine Ribeiro e Tiago Medeiros.
Maquiagem: Vitória Dutra.
Figurinos: Karine Ribeiro e Glauber Carvalho.
Iluminação: Tiago Medeiros
Trilha Sonora Pesquisada: Fernando Carvalho.
Operação de Luz: Elisa Carneiro
Operação de Som: Bruno Antun
Programação Visual: Bárbara Alpino.
Fotografia: Raquel Pellicano.
Visite o blog do espetáculo, lenvante a mão e assista!